quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

TREINAMENTO SUPERVISIONADO vs TREINAMENTO SEM SUPERVISÃO


        E um estudo do Colégio Americano de Medicina do Esporte (ASCM,2000), foram descritas as diferenças entre treinar sobre supervisão de um profissional e treinar sozinho. Dois grupos foram selecionados, os Supervisionados e os Não-Supervisionados. Todos realizaram o mesmo treinamento com os mesmo número de sessões por semana, somatizando 12 semanas de treinamento.

        Entre as principais diferenciações encontradas é relevante mencionar que para aqueles que buscar um aumento da massa corporal (body mass) utilizando os exercícios físicos como estímulo anabólico a presença de um profissional habilitado representa cerca de 30% a mais de sucesso no treinamento (círculo vermelho). Observe também que a massa muscular ou massa livre de gordura (fat-free mass) aumenta até 5 vezes mais no grupo supervisionado do que no grupo não supervisionado (círculo azul). Veja no gráfico:


A justificativa para tais resultados são evidencias científicas compreendidas e aplicadas pelos profissionais habilitados para a prescrição do treinamento físico. Podemos mencionar alguns dos principios que norteiam a atividade profissional do professor de educação física habilitado. 

-O respeito para com os processos metabólicos do indivíduo;
-A intensidade e o volume dos exercícios cuidadosamente controlados;
-A vigilância durante a execução dos movimentos;
-O sentimento de dedicação e disciplina transmitidos ao aluno;
-A variabilidade dos exercícios e métodos aplicados durante o treinamento;

Estes entre outros benefícios encontrados no treinamento supervisionado, garantem o sucesso do treinamento prescrito e asseguram a mobilidade e funcionalidade das atividades programadas para o aluno.

Conheça a equipe PersonalAlive!
Professores capazes de transformar seus sonhos em REALIDADE!

Professor Paulo
Paulo César M.Vieira
Personal Trainer e Membro do Personal Alive.


Nenhum comentário:

Postar um comentário